Começou nesta sexta-feira e vai até domingo a I FEAGRIF
7/6/2013

Aconteceu durante todo o dia de hoje, 7, a I FEAGRI (Feira de Agricultura Familiar), na cidade de Teolândia. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, junto com a prefeitura, e teve como parceiros a EBDA, SEBRAE, SENAR, CEPLAC, EMBRAPA, CFR, ADAB, MICHELIN E SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTADO. Além desses parceiros, foram convidadas pessoas que já realizam esse tipo de evento, a exemplo de Antonio Marcos, representando da EMBRAPA de Cruz das almas.

O evento tem o objetivo de dar mais uma vertente à festa da Banana, que focava apenas o entretenimento, embora tenha em seu nome, o fruto símbolo da agricultura municipal. Segundo o Secretário de Agricultura, o objetivo do prefeito Lázaro foi valorizar ainda mais a agricultura do município durante o evento festivo e colaborar ativamente na assessoria aos agricultores, além de dar suporte ao desenvolvimento da agricultura e inserção dos produtores no mercado.

Na manhã de hoje, aconteceram algumas ações e palestras de instrução dos vários agricultores presentes. Uma das palestras da manhã teve o tema SANIDADE ANIMAL E VEGETAL e outra ministrada pelo SEBRAE teve como tema o Projeto PAIS, que visa a implementação da horticultura sustentável, a partir de um modelo nacional.

Durante a tarde, aconteceram mais palestras importantes e uma delas teve como tema A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA, ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO, com Wilsom Melo e Edinaldo Ribeiro da CEPLAC. A Michelin também participou montando um Stand, no qual ensinou o manejo correto na sangria da seringa, outra cultura abundante na região.

Além disso, foi exposto material da Central do Adubo, material produzido na Copatan/CFR de Presidente Tancredo Neves e da COPATEL (Cooperativa dos Agricultores de Teolândia) que tem se destacado também pelo empenho em inserir os seus agricultores no mercado baiano e nacional. Uma Minicasa de farinha foi montada no espaço para demonstração do manejo correto na mandioca, na produção da farinha.

O evento segue até domingo, quando haverá uma cerimônia de encerramento. Amanhã ainda haverá oficinas e outros acontecimentos durante todo o dia.

Arautos de Teolândia