Secretaria de Saúde mantém todas as unidades básicas em pleno funcionamento.
6/11/2015

Prevenção é uma das premissas para a promoção da saúde da população. Em busca dos melhores resultados, o município de Teolândia todas as Unidades Básicas de Saúde da Família ''''UBSF'''', em pleno funcionamento. Este trabalho é desenvolvido pelas equipes de saúde da família com o apoio do NASF ''''Núcleo de Apoio à Saúde da Família'''' e dos Agentes Comunitários de Saúde.
As equipes contam com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, médicos do programa "Mais Médicos" e demais profissionais.
O trabalho de prevenção e promoção à saúde desenvolvido pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família tem efeito positivo sobre indicadores vitais como a mortalidade infantil, mortalidade global, mortalidade por cardiopatia isquêmica, mortalidade neonatal, expectativa de vida ao nascer e baixo peso ao nascer, considerando as mudanças e melhorias na qualidade de vida da população. Desse modo, as complicações que necessitam de intervenção dos outros níveis de atenção à saúde, como os serviços de urgência ''''Hospitais'''' são, em muitos casos, evitadas, ou reduzidas de forma significativa.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dra Zaira Andrade, a Saúde da Família caracteriza-se como a porta de entrada do sistema de saúde e vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde. “É um modelo dinamizador para a atenção básica no país. Aqui na Prefeitura temos como premissa na administração do prefeito Lázaro Andrade uma prática diferenciada, onde a equipe de saúde e a comunidade se relacionam, criando vínculos, objetivando a busca de resultados positivos nos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população”. comenta.
A prefeitura ainda continua investindo nas unidades básicas como reformas, ampliação e construção. Foram reformados e ampliados os postos de saúde do Alto Alegre, do São Paulinho e Burietá e estão sendo construídos mais 2 UBS um no Bairro José Teles e o outro na Região do São Paulinho.
Hoje o município de Teolândia é considerado modelo na gestão da Saúde da Família, pois, todos as Unidades estão em pleno funcionamento e abrange todo o município e sua zona rural com profissionais atendendo regularmente.
Procure a unidade mais próxima e previna-se.